lomadee

Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aqui um pouco sobre o que faço!




Venho ultimamente realizando trabalhos com queijos e vi que rende bem e estou gostando aqui vos esclareço sobre. Pode ser feito a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala ou qualquer outro mamífero, não importa, o queijo faz parte da alimentação do brasileiro. Através da coagulação do leite é que surge o queijo. Hoje o processo de fabricação deste alimento é feito com o leite pasteurizado que evita a presença de micro organismo prejudiciais a saúde. Ao leite é adicionado coalho, fermento ou ácido láctico, que realiza a coagulação do leite. É esse processo que define o sabor e a textura do queijo que vai à nossa mesa.
O mundo possui um milhares de diferentes tipos de queijo, com os sabores mais variados que agradam todos os gostos. A alta quantidade de proteína, cálcio e fósforo fazem do queijo um alimento saudável e indispensável em algumas dietas. Além disso, a longa durabilidade faz desse alimento um curinga, como é possível armazená-lo por muito tempo é possível vendê-lo a qualquer momento.
O Brasil é um grande fabricante de vários queijos. Existem queijos que são exclusivamente brasileiros, estes foram adaptados às condições climáticas e ao leite retirados dos mamíferos que recebem uma dieta específica. Existem vários tipos de queijos mas você sabe como mantê-los? Sabe como cortar? Como servir? Separamos algumas dicas para você não errar na hora de degustar o seu queijo favorito.


Tipos de queijos

Leite de vaca: Brie; Camembert; Cheddar; Cottage; Cream Cheese; Emental; Fundidos; Gorgonzola; Gouda; Minas Frescal; Minas Padrão; Mussarela; Parmessão; Prato; Provolone; Reino; Requeijão; Ricota Fresca; Saint Paulin; Tilsit.


Saiba como cortar

Sabe aquela frase “de comer com os olhos’?! Então, é assim com o queijo. A apresentação do laticínio é importante, sem falar que um corte mal feito pode alterar o sabor.
Queijos cilíndricos (altos e grandes ou baixos)
Como Gruyère, Itálico e Gouda, devem ser partidos em triângulos, partindo do centro. Em seguida fatiar cada cunha em quatro partes. A mesma regra serve para os queijos cilíndricos baixos, como o Brie.

Queijos cilíndricos horizontais

O Provolone, por exemplo, devem ser partidos em fatias e em cunhas partindo do centro de cada fatia.

Queijos pequenos

Queijos pequenos em formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares.
Os queijos com menos de 100g devem ser partidos em metades.

Queijos redondos

Os queijos esféricos, como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação.

Queijos em forma de pirâmide

A partir do ponto mais alto, corta-se um triângulo.

Como servir

O queijo já foi servido como uma sobremesa, depois da refeição. Antes das refeições é servido como aperitivo. Mas atenção! Não corte o queijo muito antes de servi-lo, para evitar que forme casca ou altere seu aroma e sabor. Não retire a casca do queijo, faça apenas no momento do consumo. Alguns queijos a casca pode ser consumida, por exemplo, o Brie e o Camembert.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário